INFLUÊNCIA DO METAL DE ADIÇÃO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO METAL DEPOSITADO DE UM AÇO ESTRUTURAL DE ALTA RESISTÊNCIA

  • Douglas Leonardo Camargo Colucci Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Antonio Carlos Muniz Ventura Junior Prof. Esp./Mestrando da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Prof. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Nióbio. Metal de solda. Propriedades mecânicas.

Resumo


O presente trabalho visa avaliar a influência do Nb nas propriedades mecânicas e microestrutural do metal de solda do aço Strenx 700, obtidos com o processo Gas-Shielded Flux Cored Arc Welding (FCAW-G). Foi realizada soldagem multipasse, com pré-aquecimento de 120°C e interpasse 200°C, na posição plana com energia de soldagem entre 0,70, 0,90 e 1,20 kJ/mm. O material de adição a ser usado é um eletrodo de alma metálica E81T1 Nb G, no diâmetro de 1,2 mm, associado à proteção gasosa de CO2.  Após a soldagem, foram realizados ensaios de tração, Charpy-V, dureza e metalográficos por microscopia ótica, microanálise por EDS e análise química para caracterização mecânica e microestrutural do metal de solda. Os resultados foram correlacionados com as microestruturas desenvolvidas tanto no metal de solda (MS) quanto na zona afetada termicamente (ZTA).

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Fundição e soldagem