A INFLUÊNCIA DOS TEORES DE NÍQUEL NOS ELETRODOS AWS 5.18 ER80S-NI2 + AWS 5.9 E8018C1 E AWS 5.9 ER70S-3 + AWS 5.9 E7018-1 EM JUNTAS SOLDADAS DE AÇO ASTM-A516 GR70 COM REQUISITO H2S

  • Paulo Henrique de Oliveira Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Wesley Ferreira Gonçalves Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Antonio Carlos Muniz Ventura Junior Prof. Esp./mestrando da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Prof. Dra. Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Níquel. Vaso de Pressão. Soldagem.

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de soldabilidade em um projeto de fabricação de um vaso de pressão para trabalho com H2S-, fabricado em material ASTM A 516 Gr 70, aplicando os processos de soldagem combinados GTAW e SMAW, a uma determinada pressão e temperatura. Sendo assim, propôs-se utilizar a combinação dos consumíveis AWS ER80S-NI2 + E8018C1 e AWS ER70S-3 + E7018-1, que são a base de níquel e, após soldagem, realizar os ensaios mecânicos e posteriormente, retirar corpos de prova conforme a norma ASME XI e procedimentos internos do cliente, para análise de microestrutura, dureza no metal de solda e zona afetada pelo calor (ZTA), ensaios mecânicos dobramento tração, ensaio de impacto a -45°C, dobramento e análise química da zona fundida. Os resultados demonstraram que a adição do elemento níquel no consumível de solda atua na sanidade da junta de solda, proporcionando as características de propriedades e desgaste no conjunto soldado do equipamento vaso de pressão. Após análise dos resultados obtidos com os ensaios de tração, dureza, e ensaio de impacto, atenderam aos requisitos de projeto e os especificados pela norma ASME IX 2015 e NACE MR175-2.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Fundição e soldagem