GESTÃO CONTÁBIL

O Controle interno como ferramenta gerencial

  • Alana Patricia da Silva Graduanda do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.
  • Vanessa Silva Graduanda do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.
  • Cassia Regina Bianchini Teixeira Professora Mestra em Administração, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5827-7043
  • Juliana Rissi da Silveira Calsani Professora Mestra em Desenvolvimento Regional, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Controle Interno. Micro e Pequenas Empresas. Ferramentas Gerenciais. Profissionais Contábeis

Resumo


O presente estudo apresenta o controle interno como ferramenta essencial para melhorar a tomada de decisão nas Micro e Pequenas Empresas (MPE's), sob a ótica contábil e gerencial. O objetivo foi identificar a importância do profissional de contabilidade para o controle interno e na formulação de ferramentas para a tomada de decisão nas Micro e Pequenas Empresas - MPE's, com o objetivo especifico de  explorar e descrever, em particular sobre o controle interno que possui poder de contribuir como ferramenta auxiliadora no processo decisório para que os gestores possam tomar decisões com maior confiabilidade e segurança, e apresentar a importância que os profissionais contábeis exercem na aplicação de controles adequados e eficientes. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, com finalidade descritiva, por meio de pesquisa bibliográfica de diversos autores, apontando conceitos e trabalhos com objetivos similares; obtidos em artigos, e-books e sites de pesquisas. Como resultado apresenta-se o ganho de eficiência e prevenção contra prejuízos. Conclui-se que a contabilidade gerencial e seus controles internos são essenciais para o planejamento, desenvolvimento, controle e tomada de decisão. O profissional contábil é essencial não só para gerar informações, ele também  explica os números para os gestores.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Contabilidade e controladoria empresarial