A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NAS ORGANIZAÇÕES

  • Alyne Rocha do Nascimento Graduanda em Ciências Contábeis, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo - Brasil.
  • Bruna Patricia Nozé Graduanda em Ciências Contábeis, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.
  • Cássia Regina Bianchini Teixeira Professora Mestra em Administração, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5827-7043
  • Juliana Rissi da Silveira Calsani Professora Mestra em Desenvolvimento Regional, da Faculdade de Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Liderança. Evolução Organizacional. Sucesso. Lider. Pandemia

Resumo


O presente artigo investigou o alcance das metas de uma entidade, vinculado ao desempenho ou perfil de um líder sobre sua equipe, na qual ilustrou o crescimento organizacional derivado de profissionais motivados. O objetivo geral foi evidenciar o papel do líder para se atingir o sucesso empresarial. Como objetivo específico, salientar as responsabilidades do líder diante da motivação do grupo e construções de relacionamentos, tal como demonstrar a influência exercida por esse profissional sobre sua equipe em busca de bons resultados. O desenvolvimento desse trabalho constituiu-se, mediante abordagem metodológica qualitativa, caracterizada quanto ao objetivo como descritiva e exploratória, através de investigação bibliográfica, artigos, revistas e sites relacionados ao assunto abordado. O líder deve compreender não só os processos, mas também as pessoas. Possuir habilidades de comunicação, delegação de tarefas, motivação e transformação de conflitos em oportunidades. Concluiu-se que a liderança inspira, motiva, promove mudanças e direciona a equipe visando alcançar o objetivo institucional. O líder propicia continuidade, crescimento e melhor desempenho da organização.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Comportamento organizacional e produtividade