PLANO DE CARREIRA DO CENTRO PAULA SOUZA COMO FERRAMENTA PARA INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES NA ETEC “JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA”

  • Laura dos Santos Assef
  • Silvânia Soares da Silva Santos Contadora, Gestora e Educadora. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2019), Especializada em Controladoria - Estácio (2015), Pós graduada em Educação à Distância (2012) pela Unip, com graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1995), Licenciada em Matemática pela Claretiano de Batatais (2008) e Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Fatec (2018), Diretora Administrativa da Etec José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto./SP, vinculada à autarquia Centro Paula Souza, docente nas Fatecs de Sertãozinho e Ribeirão Preto.
  • Solange Pereira dos Santos Farah Engenheira civil, docente da Fatec Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Plano de Carreira. Centro Paula Souza. Qualificação Docente. Evolução Funcional. Benefícios no Contexto Escolar

Resumo


A qualificação amplia as possibilidades de atuação dos profissionais e, no ambiente escolar, tem reflexo imediato sobre a qualidade do ensino e das relações institucionais. O estabelecimento de Plano de Carreira é uma ferramenta poderosa no incentivo à busca constante por qualificação. A finalidade desse estudo foi analisar as mudanças ocorridas no período entre 2014 e 2019 na ETEC “José Martimiano da Silva”, em Ribeirão Preto, após a estruturação do Plano de Carreira do Centro Paula Souza. A pesquisa foi embasada em levantamentos quantitativos fornecidos pela diretoria de serviços, acadêmica e coordenação pedagógica da unidade escolar. Foi possível evidenciar quantitativamente a busca por qualificação dos docentes e demonstrar a importância da aprendizagem continuada na vida profissional e pessoal deles; assim como traçar uma relação da evolução de suas formações com a qualidade de ensino, maior relação e envolvimento com os projetos da unidade escolar. Os resultados mostraram um significativo aumento no número de professores que se especializaram e/ou se tornaram mestres. A qualificação dos docentes também se refletiu na satisfação profissional e, consequentemente, no crescimento, qualidade e linearidade dos resultados obtidos pelos alunos e pela instituição.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Estudos Organizacionais: interações sociais e diversidade