BUSINESS INTELLIGENCE

uma avaliação do uso na gestão de micro e pequenas empresas

  • Antonio Augusto Pinto Ferreira Tecnólogo em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Natalia Talan Freitas Alves Tecnóloga em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Silvio Francisco Morgon Tecnólogo em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Solange Pereira dos Santos Profa. Me. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Business Intelligence. Data Warehouse. Microempresa. Pequena empresa

Resumo


O conceito de Business Intelligence (BI) tem sido amplamente utilizado nas grandes empresas. São muitos os relatos de aumento de renda e redução de custos justificando o valor investido na implantação e manutenção das ferramentas e analistas necessários. Porém, a maior parte das empresas do Brasil é constituída por micro ou pequenas empresas e o conceito de BI não tem a mesma amplitude de utilização. Isso ocorre porque os recursos dessas empresas é limitado e o custo de um BI é alto. Utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, este artigo mostra como as micro e pequenas empresas são caracterizadas e quais os benefícios e possíveis custos de implantação de um BI chegando à conclusão de que o custo é impeditivo para a implantação do conceito em micro empresas e na maior parte das empresas de pequeno porte.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Conhecimento e competência organizacional