ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DUREZA RHC DE UM AÇO INÓX DUPLEX ASTM A 240

  • Alexandro Ferreira da Silva Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Paulo Henrique Dias dos Santos Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Simoni Maria Gheno Prof. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Prof. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
  • Lucas Henrique dos Santos Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: aço inoxidavel duplex. composição química. analise química

Resumo


A utilização do aço inoxidável duplex tem-se destacado em relação aos outros tipos de aços inoxidáveis, devido ao seu bom comportamento mecânico e resistência à corrosão. Esse crescimento se dá nas indústrias de petróleo, gás, papel, celulose e químico-petroquímica. Ele é usado por resolver problemas como corrosão por pite, corrosão intergranular e sobtensão, também para reduzir pesos nas estruturas metálicas. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um estudo para compreender brevemente o aço inox duplex e sua composição química e a dureza rockwel. Os resultados, por sua vez, revelaram a quantidade de cada elemento químico presente na composição química do aço inox duplex fornecidos pelo equipamento espectrômetros emissão óptica e seu valor médio de dureza dado em escala HRC.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Tratamento térmicos, mecânicos e químicos