COMPORTAMENTO DE CONSUMO

a informação dos produtos como resposta à lealdade dos consumidores sustentáveis

  • Profa. Dra. Claudia Rosa Acevedo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Bruno Alves Catão Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Bruno Chiamura Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Palavras-chave: Consumo Sustentável. Sustentabilidade. comportamento do consumidor. lealdade de consumo

Resumo


Este artigo buscou relacionar as quatro etapas da lealdade do consumidor (nesta ordem: Lealdade Cognitiva, Lealdade Afetiva, Lealdade Conativa e de Lealdade Ação) com o consumo de produtos sustentáveis. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas com alunos da USP-Leste, visando aferir sua o quanto a sustentabilidade afeta seus hábitos de consumo. Esperava-se um viés nos resultados devido à presença do curso de Gestão Ambiental no campus, mas os resultados mostraram que, apesar de terem preferência por produtos sustentáveis e intenção de compra favorável a estes, suas ações ainda indicam um baixo nível de lealdade. Concluiu-se que, apesar de favoráveis ao consumo sustentável, a maior parte dos consumidores não chegou à fase da Lealdade Cognitiva, o que pode ocorrer devido à baixa representação de produtos sustentáveis no dia-a-dia do consumidor. Sendo a Lealdade Cognitiva o primeiro elo na corrente da lealdade de consumo, toda a ideia de um consumidor sustentável leal veio abaixo na amostra estudada.

Publicado
2018-12-20
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva