PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM BASEADA NO PROJETO CONCEITUAL DE UMA CALDEIRA AQUATUBULAR

  • Gustavo Coser Monteiro Dias Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec--Sertãozinho) – São Paulo – Brasil.
  • João Paulo Sachetto Prof. Esp. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec--Sertãozinho) – São Paulo – Brasil.
  • Rosamel Melita Muñoz Riofano Profa. Dra. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Sertãozinho) – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Interdisciplinar. Engajamento. Caldeira. Prática Experimental. Google Classroom

Resumo


No intuito de oferecer aos alunos do sexto semestre do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, da Fatec de Sertãozinho, uma experiência prática nesta área, uma proposta interdisciplinar buscou o engajamento dos discentes na elaboração do projeto de um equipamento que viria a pertencer ao laboratório de práticas experimentais de manutenção. A fim de facilitar a comunicação entre docentes e discentes, o acompanhamento pedagógico no desenvolvimento do projeto foi feito via Google Classroom, além do apoio presencial oferecido na própria faculdade. O projeto entregue ao término do 2° semestre de 2019 foi avaliado pelos docentes responsáveis pelas seis disciplinas participantes da prática interdisciplinar e a nota foi utilizada como segunda avaliação. A dedicação e empenho por parte dos estudantes foi notável, o que refletiu nos desempenhos individual e coletivo, além dos índices de aprovação em cada disciplina envolvida.

Publicado
28/12/2020
Seção

Manutenção Industrial / Manutenção de equipamentos industriais