ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO APLICADOS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

um estudo de caso na cooperativa do sistema Sicred

  • Viviane Cristina da Cunha Mestranda em Administração, FCAV- Unesp - Jaboticabal – Brasil.
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Profa. Dra. da FCAV- Unesp – Jaboticabal- Brasil.
  • Glaucia Aparecida Prates Profa. Dra. da FCAV- Unesp – Jaboticabal- Brasil
  • Antonio Francisco Savi Profa. Dra. da FCAV- Unesp – Jaboticabal- Brasil
  • Eliane Araujo Santana Mestranda em Administração, FCAV- Unesp - Jaboticabal – Brasil.
Palavras-chave: Cooperativismo. Gestão cooperativa. Princípios do cooperativismo

Resumo


O cooperativismo é um movimento econômico e social que preconiza a colaboração e associação de pessoas, oferecendo vantagens em suas atividades. Dentre os diversos tipos, destacam-se as cooperativas de crédito. Estima-se que, atualmente, o número de associados gire em torno de 7,8 milhões no Brasil, englobando empresas e pessoas físicas. Como base do cooperativismo, encontra-se 7 princípios que norteiam os valores das ações destas cooperativistas. A partir deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar como os princípios do cooperativismo são inseridos nas atividades das cooperativas de crédito. Para o cumprimento do objetivo realizou-se uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, abordagem qualitativa, como método o estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com base em um roteiro elaborado a partir dos princípios do cooperativismo. Como método de análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados observou-se que o cooperativismo de crédito busca constantemente nas suas atividades aplicar os princípios a fim de gerar benefícios econômicos a sua sociedade. Observou-se no caso que alguns princípios estão em destaques mais que outros, como: adesão livre e gestão democrática, enquanto outros, como: participação econômica dos membros e autonomia e independência, são menos aparentes. De forma geral o estudo evidência como as cooperativas de crédito têm investido na disseminação dos sete princípios cooperativistas, afim não só de trazer estratégias efetivas de relacionamento com os clientes, mas como uma aplicação fiel da estrutura ética do cooperativismo. 

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva