COMPORTAMENTO MECÂNICO DE JUNTAS SOLDADAS EM BAIXAS TEMPERATURAS

  • Cezar Tomio Fukushima Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Amarílis Longo Dalmazo Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Edmilson Antônio Sarni Prof. Me. da Faculdade Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Profa. Pós-Dra. da Faculdade Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) de Sertãozinho – SP – Brasil.
Palavras-chave: Juntas. Soldagem. Temperatura. Impacto

Resumo


 O ensaio de impacto Charpy permite determinar a energia absorvida pelo material, propriedade mecânica conhecida como tenacidade. Conhecer essa energia, é fundamental para desenvolver um projeto onde há necessidade de comparação entre curvas de transição dúctil-frágil dos materiais. O objetivo desse trabalho é realizar o ensaio de Charpy em duas juntas soldadas com mesmo metal de base e metal de solda distinto, para averiguar se há mudança de comportamento de dúctil para frágil nessas juntas, que exigem altas resistências mecânicas na aplicação de trabalhos, que são muito utilizados no Brasil, país tropical, cujas médias de temperaturas ficam em torno de 25°C. Pensando na possibilidade de exportar peças similares à essas juntas soldadas para países onde os climas são mais rígidos, com temperaturas em torno de 0° a 60°C, foi  verificado se esses materiais alteram seu comportamento com transição de dúctil para frágil e se conseguiu garantir a energia mínima de 27KJ, imposta do certificado de qualidade do fabricante. A temperatura de ensaio utilizada foi de -60°C e os resultados foram satisfatórios. Conclui-se que as duas juntas soldada, composta por metais base e metais de solda, são aptas a serem utilizadas em temperaturas adversas, no caso países com a demanda negativa de temperatura.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Tratamento térmicos, mecânicos e químicos