GESTÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

eletrificação de acionamento de terno de moenda

  • Estela dos Santos Nascimento Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Karine Rocha Maroli Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Gustavo Coser Monteiro Dias Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Profa. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Custo. Manutenções. Turbina. Motor elétrico

Resumo


Esse artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre o investimento realizado por uma empresa do ramo sucroalcooleiro da região de Ribeirão Preto/SP, que visou otimizar os processos de extração e moagem do caldo de cana-de-açúcar. O investimento destinou-se a substituição das turbinas a vapor, responsáveis pela alimentação dos eixos das moendas, por motores elétricos, onde se obteve uma redução de 34% em relação aos custos e aumento da disponibilidade e do tempo de aproveitamento industrial. Esse trabalho também apresenta os custos, as aplicações e os benefícios obtidos das manutenções, sendo elas: manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Dentre os resultados obtidos pode-se perceber o ganho energético, o aumento do tempo de aproveitamento industrial (TAI) e a redução dos custos com manutenção, o que permitiu concluir pelo sucesso do projeto de substituição e intuir pela replicação do mesmo em outras empresas do mesmo segmento.

Publicado
28/12/2020
Seção

Manutenção Industrial / Manutenção de equipamentos industriais