LUBRIFICAÇÃO EM TURBINAS A VAPOR

estudo de caso em uma destilaria da região de Ribeirão Preto/SP

  • David Cesar Rufato Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Pablo Henrique Cipriano Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Antônio Carlos Muniz Ventura Júnior Prof. Esp./mestrando da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Prof. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil.
Palavras-chave: Lubrificação. Lubrificante. Mancal. Filtragem. Descarte

Resumo


Desde a revolução industrial, uma das maiores preocupações dentro de uma indústria é evitar paradas indesejadas de seus equipamentos. Por décadas, a manutenção vem se especializando em métodos e meios para que a produção seja plena, sem contratempos. Nesse sentido, essa pesquisa tem por finalidade apresentar a importância da lubrificação industrial em turbinas a vapor, o uso correto de lubrificantes e como é feito seu descarte. Um bom plano de lubrificação dará a plenitude da vida útil de peças e equipamentos. Esse artigo teve como objetivo analisar os métodos de lubrificação em uma destilaria, especificamente em uma turbina. O tema-problema da pesquisa foi saber quais são os processos de lubrificação em uma turbina a vapor. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso em uma destilaria da região de Ribeirão Preto/SP, buscou-se investigar a lubrificação em turbinas a vapor, os métodos corretos de se fazer a lubrificação, o descarte do óleo lubrificante, a filtragem e o que ocasiona o desgaste. Como resultados dessa pesquisa pôde-se verificar que o processo de lubrificação em uma turbina a vapor é um sistema simples, porém eficaz. Conclui-se que a lubrificação é um fator decisivo sendo uma fonte de ganhos, proporcionando melhor rendimento dos equipamentos e, principalmente, a redução dos custos efetivos da manutenção.

Publicado
28/12/2020
Seção

Manutenção Industrial / Manutenção de equipamentos industriais