INFLUÊNCIA DO MEIO DE RESFRIAMENTO NO TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA, NAS PROPRIEDADES DO AÇO DOMEX 700MC

  • Silvio Santos de Jesus Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Alessandro Fraga Farah Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Profa. Pós-Dra. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Solange Pereira dos Santos Farah Profa. Ms. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Marcia Aparecida Gomes Profa. Me. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Tratamento térmico. Aço Domex 700MC. Dureza. Desgaste abrasivo

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência do tratamento térmico no aço Domex700MC. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas duas amostras do aço, para o tratamento térmico de têmpera, com temperatura de 920oC, por uma 1 hora e trinta minutos e resfriadas bruscamente. Uma amostra foi resfriada em água, e a outra resfriada em óleo. Também foi utilizada uma amostra como recebida. As três amostras passaram por ensaios de desgaste tipo roda de borracha, ensaios de dureza e ensaios de metalografia para caracterização das amostras. Como resultados, verificou-se que na amostra sem tratamento havia a presença de ferrita, bainita e carbetos distribuídos. Mas, logo após o tratamento, notou-se que houve uma mudança em sua microestrutura, obtendo-se martensita, bainita e austenita retida. Concluiu-se que, de acordo com o resfriamento aplicado no aço Domex700MC, há uma alteração microestrutural permitindo que possa modificar sua dureza e resistência à abrasão, sendo possível concluir que o aço Domex700MC é passível de modificações nas suas propriedades após tratamento térmico de têmpera.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Tratamento térmicos, mecânicos e químicos