ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MOLAS UTILIZADAS EM IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

  • Fabricio dos Santos Buzato Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Marcio Oliveira de Melo Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Alessandro Fraga Farah Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Omar Maluf Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Molas. Tratamento térmico. Compressão. Aço

Resumo


Molas são itens indispensáveis para diversos equipamentos que sofrem cargas constantes, impedindo seu desgaste e aumentando sua vida útil. As análises efetuadas nessa pesquisa visaram estudar o efeito dos tratamentos térmicos de têmpera e revenimento em molas para escarificadores, observando sua resistência a compressão, microestrutura, composição química e dureza. Cada ensaio feito seguiu um padrão predefinido  que foi utilizado em todas as amostras, para que não houvesse distorção nos resultados. Com a análise de composição química se descobriu que as molas eram de aço SAE 9254 e SAE 5160. Observando os resultados, observou-se que molas com uma dureza elevada tendem a ter uma menor deformação.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Metais e ligas: estrutura, propriedades físicas e mecânicas