CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO MICROESTRUTURAL DE TUBOS ASTM A213 Gr T11 SOLDADOS PELO PROCESSO GTAW (TIG)

  • Péricles Bosquetti Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Otavio Contart Gamboni Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo – Brasil.
  • Silvio Moreira da Silva Tecnólogo em Mecânica: Processos de Soldagem - Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo.
  • Danilo Cantolini Tecnólogo em Mecânica: Processos de Soldagem - Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo de Sertãozinho (Fatec-Stz) – São Paulo.
Palavras-chave: Aço Baixa liga. ASTM A-213 Gr11. GTAW. Microdurezas

Resumo


Os tubos em “T11” são muito utilizados em regiões que trabalham em elevadas temperaturas, como superaquecedores de vapor em caldeiras aquatubulares e fogotubulares, requerendo muitas vezes uso de soldagens de manutenção durante sua vida útil. O objetivo deste trabalho é analisar alterações da microestrutura do tubo de aço baixa liga fabricado pela da norma ASTM A213 Gr. T11 e influência nas características mecânicas e microestruturais na região de soldagem por meio do processo de soldagem GTAW, antes e após exposição dos tubos nas condições de trabalho durante certo período, simulando-se a realização de soldagens de manutenção. Para isso, uma das amostras ficou exposta a altas temperaturas durante a operação do equipamento, sofrendo resfriamento em períodos indeterminados, e então foi comparado a uma amostra preparada em condições similares, mas antes do equipamento entrar em operação. Para caracterização e comparação dos materiais, foram feitos ensaios tais como microdureza, tração, deformação e análise metalográfica em ambas as amostras. Após análise dos resultados pôde-se avaliar a presença de ligeiras modificações microestruturais e das propriedades mecânicas do material que foi submetido às condições de uso, em elevadas temperaturas, mas de forma que não houve comprometimento dos tubos.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mecânica e Metalurgia de Transformação / Metais e ligas: estrutura, propriedades físicas e mecânicas