A GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS FAMILIARES DO AGRONEGÓCIO

sistema benefícios, sistema treinamento e desenvolvimento e outros sistemas

  • Cristiane Sonia Arroyo Profa. Dra. Membro do Grupo de Pesquisa CEPECAF – UNESP – Jaboticabal – São Paulo – Brasil.
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Profa. Dra. da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Jaboticabal – São Paulo – Brasil.
  • Glaucia Aparecida Prates Profa. Dra. – UNESP – Itapeva – São Paulo – Brasil.
  • Sheila Farias Alves Garcia Profa. Dra. da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Jaboticabal – São Paulo – Brasil.
  • Ana Margarida Theodoro Caminhas Profa. Dra. do Departamento de Economia, Educação e Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Jaboticabal – São Paulo – Brasil.
Palavras-chave: Empresa familiar. Gestão de Pessoa. Benefício. Treinamento

Resumo


O objetivo é identificar como o processo de gestão de pessoas vem sendo executado nas empresas familiares do agronegócio da região de Jaboticabal-SP, tendo como referência a visão dos funcionários com foco em sistemas de Recursos Humanos (RH): benefícios, treinamento e desenvolvimento (T&D), e outros (Departamento de Pessoal (DP), Higiene e Segurança do Trabalho, Serviços Gerais, Contencioso Trabalhista, Assistência Social, Relações Trabalhista). O estudo é de natureza exploratória-descritiva com abordagem quantitativa. O método de pesquisa é o levantamento de dados. Um questionário do tipo estruturado foi elaborado e aplicado. O processo de gestão de pessoas nas empresas familiares de Jaboticabal deixa a desejar em alguns sistemas: T&D (falta de treinamento interpessoal, avaliação de desempenho, promoção por mérito), Benefícios, Contencioso Trabalhista, Assistência Social e Relações Trabalhistas. Os processos de gestão bem avaliados são o oferecimento de treinamento para a melhora dos processos, produtos e serviços, os sistemas bem avaliados são: DP, Serviços Gerais, Higiene e Segurança do Trabalho. O resultado indica que a maioria dos funcionários está satisfeita com as políticas adotadas de RH.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Gestão estratégica de pessoas e segurança do trabalho