ESTIMATIVA DE ARBORIZAÇÃO NA CIDADE DE AMÉRICO BRASILIENSE/SP

  • Edmilson Eduardo Augusto Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, Fatec Taquaritinga, São Paulo, Brasil.
  • Gilberto Aparecido Rodrigues Pesquisador e Docente do Cursos Superiores em Agronegócio e Gestão Ambiental, Fatec Taquaritinga, São Paulo, Brasil.
  • Maria Aparecida Bovério Profa. Pós-Dra. (docente e pesquisadora) nas Faculdades de Tecnologia (Fatec) de Sertãozinho e Jaboticabal.
Palavras-chave: Ambiental urbana. Geotecnologias. Planejamento. Software de Geotecnologia

Resumo


Áreas arborizadas, além de embelezar, contribuem para a melhoria da qualidade do ar e preservação de biodiversidade da região. O presente trabalho teve por objetivo estimar o número de indivíduos arbóreos na cidade de Américo Brasilense – SP - Brasil, através de observação de imagens do software livre Google Earth Pro. Os resultados apontaram que a partir de levantamento realizado pelas ferramentas do Google Earth Pro, observou-se pelas imagens de satélite que a cidade de Américo Brasiliense é carente de arborização em suas ruas e avenidas. A técnica da estimativa de indivíduos arbóreos por amostragens de perímetro de uma dada área, em um dos quadrantes revelou 1852 indivíduos arbóreos. O software mostrou ser uma ferramenta prática e de fácil execução.

Publicado
28/12/2020
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade