ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DO VAREJO DE ALIMENTOS

uma perspectiva da qualidade percebida do consumidor em relação aos supermercados e suas marcas próprias

  • Administrador Matheus Fereira Sousa Degrande FEARP/USP – Ribeirão Preto – SP - Brasil
  • Profa. Pós-Dra. Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro Faculdade de Tecnologia (FATEC) – Sertãozinho – SP – Brasil
  • Prof. Associado Edgard Monforte Merlo FEARP/USP – Ribeirão Preto – SP – Brasil
  • Juliana Clemente Pocai Pós graduanda em Administração (FMU) – São Paulo – SP – Brasil
Palavras-chave: Varejo alimentício. Estratégias. Qualidade percebida. Satisfação do consumidor. Marcas próprias

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar estratégias genéricas, sob a perspectiva de qualidade percebida do consumidor, dos supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart e suas respectivas marcas próprias Qualitá, Viver e Great Value. Este objetivo foi alcançado a partir da aplicação de um questionário de qualidade percebida avaliando variáveis de influência na satisfação do consumidor, variável dependente. Através de regressão linear múltipla, constatou-se que a satisfação do consumidor em relação aos supermercados Wal-Mart e ao Pão de Açúcar estão relacionadas a aspectos de diferenciação competitiva e que a satisfação do consumidor perante as marcas próprias Qualitá, Viver e supermercado Carrefour é composta de variáveis relativas a preços competitivos aliados a qualidade superior em relação a concorrência. A satisfação do consumidor perante a marca Viver, por sua vez, apresentou aspectos centrados na liderança de custos. O estudo é relevante para expandir oportunidades de pesquisas futuras sobre estratégias a partir de qualidade percebida do consumidor e pesquisas referentes a marcas próprias, temas pouco abordados pelos estudos brasileiros.

Publicado
20/12/2018
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Competitividade e vantagem competitiva