ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR DE CONCESSÃO DE RODOVIAS BRASILEIRAS

  • Ernane Orsi de Aguiar Graduando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ribeirão Preto – Universidade Brasil S/A – São Paulo – Brasil
  • Cassia Regina Bianchini Teixeira Profa. Me. da Faculdade de Ribeirão Preto – Universidade Brasil S/A – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Educação. Trânsito. Sustentabilidade. Responsabilidade Social

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre o “Projeto Escola Educar para Humanizar o Trânsito”, desenvolvido pela empresa Arteris S/A. O objetivo dessa pesquisa é investigar as práticas relativas à sustentabilidade e responsabilidade social, de uma das maiores empresas do setor de concessão de rodovias brasileiras. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa. O levantamento dos dados foi realizado por meio da pesquisa documental e da revisão bibliográfica que inclui artigos científicos, livros, revistas e sites especializados e de domínio público. Os resultados obtidos confirmaram que o “Projeto Escola Educar para Humanizar o Trânsito” colabora com a construção de um perfil de alunos mais conscientes, e ainda, que eles semeiam os conhecimentos adquiridos no projeto por toda a sociedade. No que tange a responsabilização do cidadão, foi exposta a forma como o projeto desenvolve sua proposta de ação. Mostrou-se ainda, o impacto no cotidiano não só dos alunos, como também dos professores e comunidade em geral. Concluiu-se que o projeto atinge os objetivos propostos ajudando na formação de jovens e adultos mais conscientes de suas responsabilidades no trânsito.

Publicado
19/12/2019
Seção

Mercadológica e Gestão Estratégica da Competitividade Organizacional / Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade