RELAÇÃO DE DISCIPLINAS AMBIENTAIS NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA FATEC

  • Gian Lucas Ramalho Bonetti Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil
  • Douglas Leonardo Camargo Colucci Estudante do curso superior de Tecnologia em Mecânica: processos de soldagem da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil
  • Celso Luiz Franzotti Prof. Dr. da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Gestão ambiental. Matriz curricular. Cursos tecnológicos

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de verificar a adequação das matrizes curriculares dos cursos tecnológicos da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) como propõe a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA (Lei 9.795/1999). A PNEA dispõe sobre sua conceituação, princípios, objetivos e disposições da aplicação dos temas ambientais nas instituições ensino. A FATEC é uma instituição de ensino superior do estado de São Paulo presente em 66 cidades do interior e litoral do estado mais a Capital. A verificação se deu por meio de uma análise das matrizes curriculares dos 77 cursos tecnológicos atualmente ministrados nos campi da FATEC, que objetivou identificar quais cursos possuem em sua matriz curricular a disciplina de Gestão Ambiental e/ou outras disciplinas correlacionadas ao tema. Também foi levantado quais temas ambientais são abordados nas ementas dos cursos e a inserção da gestão ambiental nos eixos tecnológicos que classificam os campos de atuação dos cursos ministrados na FATEC. Como resultado obteve-se a distribuição dos cursos que apresentam ao menos uma disciplina de gestão ambiental em sua grade, bem como a distribuição deste contexto nos eixos tecnológicos.

Publicado
19/12/2019
Seção

Produção / Sistemas integrados de gestão