SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento, revista, livro ou periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, DOC ou DOCX. Não é permitido o envio de documentos em outros formatos, como .PDF ou .INDD.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, do manual do autor.
- O nome do/dos s autores foram removidos do texto do artigo. Os nomes somente devem ser inseridos no artigo quando solicitada a versão final (corrigida)
- O nome do autor foi removido das propriedades do arquivo (menu arquivo/propriedades no MS Word). Para mais informações sobre como remover, acesse este link.
- O nome do arquivo do artigo deve conter no máximo 20 caracteres e não deve fazer nenhuma menção ao nome de seus autores. Exemplo de nome de arquivo inválido: "Artigo_Ana.docx"
- É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência.
- Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores.
- A submissão dos artigos pressupõe o conhecimento dos termos explicitados no manual do autor do SITEFA/Stz e condiciona a aceitação de suas condições
- O artigo deverá ser feito conforme modelo de artigo/template devidamente configurado, disponível para download e deve possuir no mínimo 8 e, no máximo, 11 páginas incluindo-se as referências.
- As páginas devem ser padronizadas em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fundo branco e devem ser configuradas com margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
- A numeração de páginas deve ser feita em algarismos arábicos, a paginação é colocada a partir da primeira folha do artigo, no canto superior direito, em letra 10, Times New Roman.
- Possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Se o autor não possuir o cadastro, poderá ser realizado no link https://orcid.org/ . A criação do ORCID iD é gratuita e, após o cadastro, a identificação deverá ser inserida em metadados.
- Custo de publicação: a partir da edição de 2020, se o artigo for aprovado para publicação, será cobrada a Article Processing Charges (APC) ou Taxa de Processamento de Artigos, também conhecida como taxa de publicação, mediante boleto bancário no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os autores que tiverem seus artigos aprovados serão informados sobre a necessidade desse pagamento, somente após a aprovação do artigo, como condição para que ele seja publicado. Ressalta-se que o SITEFA não faz cobrança de Article Submission Charges (ASC) ou Taxa de Submissão de Artigo, mas somente Article Processing Charges (APC) para cobrir os custos de manutenção periódica dos anais do evento.
- Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no Simpósio de Tecnologia (SITEFA), que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do artigo.
- Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas etc. – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal.
Cronograma para submissão e publicação de artigos nos anais do III SITEFA/Stz
FASES | DATAS | PROCEDIMENTOS | RESPONSÁVEIS |
---|---|---|---|
1 | 04/05/2020 a 05/09/2020 * prorrogado até 15/09/2020 |
Chamada para submissão de artigos | Conselho Editorial |
2 | Fluxo contínuo até 06/09/2020 * prorrogado até 15/09/2020 |
Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial | Conselho Editorial |
3 | Fluxo contínuo até 06/10/2020 | Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo | Conselho Consultivo Pareceristas |
4 | Fluxo contínuo até 16/10/2020 | Devolução dos trabalhos aos autores para correções | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
5 | Fluxo contínuo até 26/10/2020 | Devolução dos trabalhos revistos pelos autores | Autores |
6 | Fluxo contínuo até 30/10/2020 | Avaliação final dos trabalhos aprovados | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
7 | 10/11/2020 | Apresentações dos trabalhos no III SITEFA | Autores / Mediação dos docentes |
8 | Novembro/2020 a Março/2021 | Editoração dos artigos para os anais científicos do SITEFA/Stz | Editora responsável |
9 | Até 31/03/2021 | Publicação dos anais | Editora responsável / Desenvolvedor do sistema |
Todos os artigos científicos serão publicados nos anais do evento, que terão seu registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é um código reconhecido internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por meio desse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. (IBICT, 2018).
Envio e avaliação
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através do sistema de repositório de artigos.
Para submeter os artigos para avaliação é necessário criar um acesso no sistema.
Só serão aceitos os trabalhos que obedecerem rigorosamente às regras para publicação, constantes no manual no autor.
Todas as contribuições submetidas ao SITEFA/Stz serão encaminhadas primeiramente a pelo menos dois pareceristas do Conselho Editorial (Comitê científico), que observarão, além das diretrizes para autores, das normas para publicação e normas da ABNT, a relevância do conteúdo, a propriedade da exposição e a conformidade do texto aos princípios éticos, podendo aprová-las ou negá-las.
Uma vez aprovadas, são avaliadas por pareceristas do Conselho Consultivo (Comitê científico) em sistema de duplo cego (blind review), isto é, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como o nome dos autores. Os pareceristas do Conselho Consultivo (Comitê científico) poderão recomendar a publicação, preconizar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-las.
Ambos os Conselhos são constituídos por comunidade científica especializada. O tempo máximo entre a submissão e a emissão do resultado pelo Conselho Editorial é determinado no cronograma, que se encontra disponível no manual do autor.
Templates e manuais
A seguir encontram-se disponíveis arquivos para download, incluindo templates e o manual do autor.
Clique aqui para fazer o download do Manual do Autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template do artigo, elaborado em conformidade com o manual do autor.
Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides.
Clique aqui para fazer download das orientações para apresentação de artigos de forma on-line.